sábado, 18 de dezembro de 2010

Como fazer o culto cristão no lar

Segundo a orientação dos Espíritos, a oração é a melhor proteção possível contra todo o tipo de influência negativa, além de aumentar a nossa sintonia com o Alto e nos tornar mais susceptíveis às influências e aos bons conselhos de nossos Espíritos Protetores. A prática do Evangelho no Lar é a mais recomendada, pois o livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo" traz toda a moral da Doutrina Espírita. Em outras palavras, é o Evangelho comentado, segundo a interpretação dos Espíritos.



Abaixo, algumas orientações de como proceder para implantar o Culto do Evangelho em sua casa:

   1. Defina um dia da semana e um horário para reunir-se com a família com esta finalidade. Convide todos os moradores da casa, mas não convém “forçar” a participação de ninguém.
   2. As crianças podem participar também.
   3. Não somente os membros da família podem participar, mas também os empregados da casa, e amigos que tenham interesse em fazê-lo.
   4. Se quiser, deixe uma jarra de água, e copos para os participantes. A água será fluidificada pelos Espíritos.
   5. Não é necessário o uso de toalha branca, nem de roupa branca, nem é preciso fazer “corrente” e darem-se as mãos. Todo o procedimento exterior é apenas formalidade, que não é levada em conta pelos Espíritos. O que vale mesmo é a INTENÇÃO, os PENSAMENTOS e a SINTONIA ESPIRITUAL. As manifestações exteriores não têm a menor importância para os Espíritos.
   6. É importante respeitar DIA E HORÁRIO. Organize-se para poder fazer sempre o Evangelho no dia e horário marcados.
   7. Inicie fazendo uma prece, e pedindo a presença dos Protetores Espirituais. Chame sempre por seus Protetores e Anjos da Guarda. Não evoque parentes ou pessoas conhecidas, para que possam vir e te ajudar. Você pode evocá-los para que participem do estudo e aprendam, com a assistência dos Espíritos Superiores.
   8. Reze um Pai Nosso, ou outra oração com a qual esteja habituado, e se sinta confortável.
   9. Abra o Evangelho AO ACASO, e leia a lição que cair. O texto é dividido por mensagens de uma ou duas páginas no máximo. Basta ler o tópico que cair quando você abrir o livro.
  10. Leia o tópico em voz alta, e evite interrupções.
  11. Após a leitura, faça comentários e abra o debate sobre o que foi lido. Certifique-se de que todos compreenderam a lição, repassando alguns trechos se necessário, e explicando e esclarecendo dúvidas, sempre utilizando o próprio Evangelho como fonte de informação.
  12. Incentive a participação de todos, inclusive das crianças, fazendo com que cada um faça umcomentário sobre a sua interpretação do que foi lido e debatido.
  13. Após a explicação e o debate da lição, faça paralelos com o que aprenderam no Evangelho, e o dia a dia de cada pessoa. Incentive as crianças a darem exemplos de fatos ocorridos na escola, por exemplo, onde se pode vivenciar os ensinamentos contidos na lição do Evangelho.
  14. É sempre recomendável ver a APLICAÇÃO DO EVANGELHO NA NOSSA VIDA PRÁTICA, NO NOSSO COTIDIANO, transpondo as lições para SITUAÇÕES QUE NÓS VIVENCIAMOS, e analisar como agimos, e como teríamos que agir, à luz do Evangelho. Esta prática é uma auto-crítica muito produtiva. Tome apenas cuidado para não permitir que este momento de luz se transforme em um mar de acusações. Manter a ordem e a disciplina, conversando sempre à luz do Evangelho, é o que se deve fazer.
  15. Encerre o estudo agradecendo a presença dos Espíritos Protetores - faça pedidos individuais em voz alta ou em silêncio, ao término do estudo.
  16. Peça por seus familiares, amigos e ambiente de trabalho, e peça também que os ESPÍRITOS PROTETORES POSSAM RETIRAR E ENCAMINHAR TODAS AS ENTIDADES NECESSITADAS QUE SE ENCONTRAM NO LOCAL, LEVANDO-AS PARA OS HOSPITAIS E ESCOLAS DO ESPAÇO, ONDE ESSAS ENTIDADES, QUE SÃO NOSSOS IRMÃOS, RECEBERÃO TRATAMENTO, ESCLARECIMENTO E AJUDA. É preciso compreender que os espíritos que se ligam a nós, podem ter conosco laços de outras vidas. Esses espíritos, por mais necessitados que sejam, ainda não esclarecidos, voltados ao ódio e a vingança são nossos irmãos. Devemos ter para com eles um sentimento fraterno de compaixão. O Culto do Evangelho no Lar é um momento de paz, harmonia, integração, reconciliação e perdão, e é esse o sentimento que devemos nutrir especialmente para aqueles com quem mantemos diferenças, estejam eles encarnados ou desencarnados.
  17. Reconciliação, perdão e harmonia são os sentimentos que devemos ter para com as entidades desencarnadas que nos querem mal, ou que tenham a intenção de nos prejudicar de alguma maneira. Portanto, vibre amor. Vibre amor mesmo, especialmente por aqueles que lhe querem mal. Peça que eles, encarnados ou desencarnados, possam ser ajudados e esclarecidos. Peça perdão pelo mal que você possa tê-los causado, e peça pela harmonia, reconciliação e progresso de todos.
  18. Encerre o culto com um Pai Nosso, e podem todos então beber a água que terá sido fluidificada pelos espíritos protetores que ali estiveram.

Além do Culto do Evangelho no Lar, que deve ser realizado semanalmente em companhia de toda a família, outra prática muito recomendada é que cada um leia diariamente um trecho do Evangelho, ao se levantar ou antes de dormir. Também pode ser feito da mesma maneira, abrindo o Evangelho ao acaso, e mesmo estando sozinho, lendo em voz alta o trecho que cair.

*Observação:É de extrema nescidade que se defina horário e dia certo,porque um compromisso seu com espiritualidade.

O seu lar precisa de proteção há influência de espiritos malfazejos.Por isso tão nescessário que se estabeleça tal responsabilidade.Não deixe de começar seu dia em que vai fazer o culto cristão no lar ouvindo melodias suaves.Procurando estabelecer boas conversações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário